O sonho é empreendedor por natureza

No mês de setembro de 2009 comemoramos o aniversário de 70 anos da morte de Freud, o pai da psicanálise, um grande cientista, escritor e médico, cuja produção cientifica é tida como um dos marcos do século XX, pelo alcance e influência que exerceu, bem como pelo ineditismo das suas idéias.




Foi Freud, através da sua obra mais conhecida “A interpretação dos Sonhos” que provou que boa parte das respostas que procuramos, podem ser encontradas durante o repouso da mente, o que favorece a associação do pensamento e permite elaborações de idéias nunca antes pensadas, que estão escondidas sob a consciência e que se manifestam nos lapsos e nos sonhos.



Ele foi o defensor de que o ser humano é a soma das suas experiências de vida, desde a infância, uma bagagem única e que influencia diretamente no comportamento individual.



Um exemplo de associação de idéias e a transformação disso em realidade é a experiência vivida pelo músico Renato Russo, o líder da banda Legião Urbana, que entre os 15 e 17 anos, lutou contra uma doença rara, que o obrigou a viver entre a cama e a cadeira de rodas, foi quando teve a idéia de montar uma banda de rock, o que mais tarde viria a ser a “Legião Urbana”, no molde sonhado, que acabou se transformou num marco do rock nacional.



Analisando sob essa ótica, muitas pessoas conseguem identificar sonhos de outrora que se converteram em realidade, por mais simples que sejam foram rascunhados durante o sono e levados a sério como uma meta pessoal, por isso acabaram acontecendo.



Essa interconexão entre o sonho e a realidade é que tem o poder de criar coisas mágicas, além de permitir ao ser humano o encontro do equilíbrio físico-mental, fundamental para que ele siga em sua jornada.



Sonhar é preciso sempre, imagine se todas as pessoas do mundo estivessem conformadas com suas condições de vida, provavelmente ainda estaríamos na idade da pedra.



É o inconformismo que levou o homem a desafiar a si próprio e a tudo que está ao seu redor. Invenções como a escrita, avião, telefone, computador e o mapeamento do DNA humano, dentre milhares de outras, são frutos desse comportamento.



Quando pensamos que tudo que poderia ser inventado já está entre nós, somos novamente surpreendidos por mentes brilhantes que nos apresentam novas descobertas e mudam para sempre as nossas vidas.



Pensando bem, o que é uma idéia? Onde ela começa e onde ela termina? Pode ser um projeto, um plano, uma invenção, uma concepção, uma criação ou simplesmente o fruto de um sonho?



Inspirado no poeta Fernando Pessoa, para quem navegar é preciso, viver não é preciso, pode se afirmar que sonhar é fundamental, quer dormindo, quer acordado, isso traz conforto imediato, equilíbrio e paz a alma humana e principalmente a empreendedora.

0 comentários:

Postar um comentário