Bom momento para pensar em franquias

O setor de franquias é um dos que mais cresce no País. Nos últimos três anos, segundo a Associação Brasileira de Franchising, cresceu cerca de 50%. Para 2010, a expectativa é de um aumento de 15% no faturamento, passando de R$ 63 bilhões para R$ 72,5 bilhões. A ABF ainda não fechou os números de 2009, mas espera que o crescimento tenha sido por volta de 14,5% em relação a 2008.




O setor ainda tem muito a crescer. O faturamento equivale a apenas 2% do PIB brasileiro, muito pequeno ainda se comparado ao mercado americano, onde corresponde a 20% do PIB. Atualmente, operam no Brasil 1.379 redes de franquia. A maioria é de pequenas redes que oferecem produtos e serviços para pessoas que querem montar um pequeno negócio.



Na onda deste crescimento está o empresário Marcio Rangel, ex-bancário que aproveitou um plano de demissão voluntária para abrir o próprio negócio. Hoje, sete anos depois, é franqueado máster da rede Empada Brasil em São Paulo.



Com duas lojas de rua muito bem localizadas, uma na rua Augusta e outra na Pamplona, ele diz não se arrepender da troca. "Comecei em 2003 e não me arrependo. O meu sucesso trouxe para este negócio três amigos do banco. Hoje administro o meu tempo, tenho ganhos pessoais e financeiros. Não há o que reclamar".



O grande diferencial da Empada Brasil de outros tipos de franquia está no formato deste tipo de empresa de alimentação. O franqueado não compra absolutamente nada do franqueador. Após treinamento adequado, a franquia precisa produzir as suas próprias empadas. Além disso, não há engessamento do negócio, que pode comercializar outros tipos de salgados, saladas e sanduíches.



"Quando montei o negócio, vendíamos apenas empadas, café, água e refrigerante. Vendíamos muito, mas o efeito novidade foi passando e a concorrência foi aumentando. Percebemos que era preciso inovar. Colocar outras coisas, chamar a atenção do público", diz.



Foi assim que surgiu a empada integral, as saladas para acompanhamento, os sanduíches. Segundo Rangel, a rede vende em São Paulo por mês cerca de 225 mil empadas. "Sabemos que 40% das pessoas na cidade não gostam de empada ou porque desconhecem ou porque não gostam do sabor. Para eles, precisamos oferecer algo diferente", recomenda. Ele acredita que o consumo deva aumentar à medida em que as pessoas percebam que, apesar de ser um salgado, não é fritura.



Pequenas outras inovações também estão na agenda de Marcio Rangel para 2010. No final do ano ele lançou o empadatone, uma empada doce com recheio de passas e frutas cristalizadas. "Foi um sucesso". Para a Páscoa, ele pensa em algo com a tradicional empada de chocolate. "Já estamos desenvolvendo também receitas para chegar à empada com 0% de gordura trans".



ORIGEM. A rede Empada Brasil surgiu em Petrópolis (RJ) e rapidamente se espalhou pelo país, com 53 lojas em 10 estados. A meta no estado de São Paulo é crescer 48% em número de lojas. Atualmente há 25, a maioria localizada na capital e na Grande São Paulo. "Temos muito para crescer em regiões do Estado como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, entre outras", afirma o empresário Marcio Rangel.



Abrir um ponto da Empada Brasil não custa nenhuma fortuna. O custo para montar uma loja está em torno de R$ 125 mil, já com taxa de franquia, reforma do ponto, compra de equipamentos, primeiro lote de matéria-prima. Cada loja emprega em média sete funcionários.



Outro modelo é o quiosque, que funciona dentro de mercados, shoppings, centro empresariais, universidades, que pode ser adquirido por R$ 45 mil. "Temos também uma modalidade intermediária que é a loja-quiosque. É uma loja, mas que não produz as empadas, como o quiosque. Ele recebe as empadas de outro franqueado", explica Rangel. A franquia sai por volta de R$ 60 mil.



Para Rangel, as lojas de rua ainda são um grande atrativo para o pequeno empresário. Segundo ele, o custo de uma loja em um shopping center normalmente não vale a pena para pequenas franquias. O faturamento de um quiosque gira em torno de R$ 15 mil a R$ 18 mil, com um retorno de 18 a 24 meses. "Nós cobramos royalties fixos do franqueado que giram em torno de 300 empadas por mês".

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