As 10 tendências para o varejo em 2010

Novas tendências estão chegando, como embalagens plásticas biodegradáveis e roupas que prometem melhora até a aparência das rugas. Essas são as tendências de uma pesquisa realizada pela Datamonitor para o varejo em 2010.




Um mundo mais humano

Cresce mundialmente a preocupação com os direitos dos animais. Os consumidores querem saber mais sobre como os alimentos que eles comem são criados e preparados. Por exemplo, de acordo com a pesquisa da Datamonitor, comumente, os produtos trazem o texto free frange, algo como criados soltos nos pastos, para identificar como os animais são criados. Esse tipo de informação dobrou para novos produtos alimentícios lançados no mundo inteiro desde 2006.



Crescimento do mercado de carnes saborizadas

Uma pequena quantidade de produtos carneos saborizados foi lançada nos Estados Unidos, nos últimos meses, combinada com inovações do Reino Unido, segundo o Datamonitor. Os produtos lançados nos Estados Unidos contemplam a marca Das Lolli Man Bait (carne com sabor de pirulito), Mo´s Dark Bacon Bar e Backon (bacon com vodka).



Embalagens plásticas biodegradáveis

Novos tipos de embalagens plásticas biodegradáveis em anos, não em séculos, serão lançados. A chave disso são os aditivos, como EcoPure ou Reverte que ajudam o plástico a se degradar mais rápido e de forma segura. O mercado de água engarrafada tem se baseado pouco nessa tendência. Entre as empresas que apostaram nesse movimento estão a Aquamantra Natural Spring Water e State of Mind Bottled Water, ambas dos Estados Unidos. Essa tendência vai crescer em 2010 em uma escala global com Charlies Honest Water em uma garrafa ecológica da Austrália, Nova Zelândia e Itália com Sant´anna Bio garrafa.



Roupas que cuidam da sua pele

Inovações como roupa de cama que melhora a pele da norte-americana London Luxury e roupas que acionam o sol da SunSoul, da Toronto, mostram que são os grandes avanços em 2010. Esses produtos utilizam a nanotecnologia para incorporar partículas ultrafinas, como cobre e aloe vera nas roupas ou roupas de cama. O SkinGlow, também da London Luxury, usa a tecnologia Cupron Copper que promete suavizar ou reduzir a aparência de rugas e linhas finas em poucas semanas de uso.



Mais bebidas funcionais para os músculos

Há uma década, uma marca chamada Red Bull inovou na categoria de bebidas não-alcoólicas, criando um novo nicho para bebidas energéticas. Essa história pode se repetir com a marca de bebidas Muscle Milk. Devagar, a proteína da bebida aumenta a recuperação do exercício. Trata-se da Cytosport indicada para halterofilistas e atletas de força. Muscle Milk e bebidas similares podem representar o próximo nicho no mercado de funcionais.



Frutas mais exóticas

Baobab (fruta azeda africana rica em antioxidantes), Borojo (um energizador natural das florestas da América do Sul e Central), Maqui (fruta nativa da América do Sul que tem oito vezes mais antioxidantes que as framboesas) e Yumberry (tecnicamente yang mi ¿ uma super fruta antioxidante chinesa).



Ingredientes: menos é mais

A indústria de alimentos e de bebidas do mundo quer entregar ¿o melhor para o consumidor¿ em vários produtos inovadores. A mais recente técnica é passar uma ¿cortar¿ a lista de ingredientes dos produtos. Saem os ingredientes que parecem saídos de um laboratório químico e entram ingredientes reconhecidos pelos consumidores. Os sorvetes Haagen-Daz´s 5 Ice Crem ilustram essa tendência com apenas cinco ingredientes para cada sabor.



Bambu para limpeza

Talvez não exista uma substância mais amiga do meio ambiente como o bambu. Graças ao crescimento rápido da planta ( cresce mais de 60 cm em um único dia), o bambu vem se tornando o ingrediente certo para companhias que querem melhorar a sua sustentabilidade. A substância tem sido utilizada em esponjas e embalagens de cosméticos.



Dos energéticos para as bebidas relaxantes

Enquanto os pequenos formatos têm sido utilizados em vários mercados mundiais de bebidas à base de leite, eles explodiram em popularidade em outros mercados. Esse formato individual tem contribuído para elevar o mercado de bebida energética para novos patamares. A última tendência de pequenos formatos chega ao segmento de bebidas que prometem relaxamento ou redução de stress. A maioria dos lançamentos foi feita nos Estados Unidos, mas também em Amsterdam com LR Liquid Relaxx Calm Alert Drink e Fanck Suyarin do Japão(primeira bebida que especificamente para induzir ao sono). Esse tipo de embalagem vem aumentando desde 2006.



Produtos sem glúten

O movimento livre de glúten continua crescendo a cada ano. Com a maior incidência de alergias relacionadas ao alimento com glúten, os celíacos, consumidores que sofrem dessa doença, estão em busca de produtos adequados para o seu consumo. Segundo o Datamonitor, o número de produtos livres de glúten dobrou desde 2005, muitas grandes indústrias de produtos de consumo estão de olho nesse mercado.

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