BMW K 1300 R, irreverente

Modelo mais irreverente da BMW, a “naked” K 1300 R, ganha este ano um motor mais potente, ficando ainda mais “venenosa”.




Tal como aconteceu com a moto que lhe serve de base, a carenada “S”, o motor da K 1300 R passou de 1157 cc para 1293 cc. Com este aumento, cresce também a potência máxima que é agora de 173 cv. Isso faz com que a potência ao longo de todos os regimes seja maior, para garantir uma resposta ainda mais contundente.

A caixa de velocidades passou por modificações no sistema de comando para melhorar a rapidez e precisão das mudanças de marcha. E para os amantes da tecnologia, um opcional muito esperado é o câmbio automatizado. Esse é o grande diferencial da moto.

Com este câmbio, suas trocas não exigem nem o uso da embreagem. Através de um comando eletrônico, o módulo gera uma “falha” na ignição, bastando ao piloto engatar a marcha para cima sem usar a embreagem nem aliviar o acelerador. Não há emoção maior numa moto. Quem já a pilotou com este câmbio, em uma grande reta de autódromo, diz que seu ronco é uma mistura de moto de corrida com avião a jato – inexplicável.

Na ciclística, este modelo teve sua geometria ligeiramente alterada, bem como a adoção de uma versão renovada do Duolever – suspensão dianteira – alterações que lhe deram uma maneabilidade ainda maior que o modelo anterior. Para melhorar o conforto, a nova K 1300 R adota um guidão isolado do quadro, com a finalidade de reduzir vibrações.

Dois opcionais existentes no modelo anterior foram atualizados nesta nova versão – a segunda geração da suspensão com regulagem eletrônica – ESA II, que gerencia a altura e a maciez, dependendo do modo escolhido pelo piloto; e o sistema de controle de tração – ASC – que faz com que qualquer motociclista comum pilote esta máquina como um profissional.

Outro detalhe importantíssimo em uma moto que anda tanto são os freios ABS de última geração, que além de diminuir o espaço de frenagens em piso de baixa aderência, propicia uma pilotagem menos cansativa, cabendo ao piloto apenas apertar o freio até o fim, e deixar a eletrônica cuidar do resto.

A nova K 1300 R tem motor de 4 cilindros em linha, potência de 173 cv a 9.250 rpm, 140 Nm de torque a 8.250 rpm e velocidade máxima, conforme dados de fábrica, “acima de 200 km/h”.


Parece que os engenheiros da BMW encontraram o equilíbrio perfeito entre velocidade, conforto e segurança.
Preço: a partir de R$ 65.000


Onde encontrar: www.bmw-motorrad.com.br

0 comentários:

Postar um comentário